Preview” do Outlook.com finalizada com campanha massiva de adesão
Foi em Julho do ano transacto que a Microsoft introduziu o Outlook.com como um serviço “Preview” para substituir o famoso e grande serviço Hotmail. Nesta semana a gigante de Redmond planeia uma campanha de marketing agressiva e multimilionária para publicitar o serviço em alternativa ao Gmail ou outro serviço de correio electrónico baseado na WEB.
Afirma o director sénior da Outlook.com Dharmesh Mehta.
A campanha consiste em publicitar o Outlook.com na televisão, rádio, Internet e qualquer outros meio de comunicação, envolvendo custos milionários em vários países. Tendo inicio nos EUA a campanha vai se alastrar gradualmente nos outros países em semanas.
A campanha deste serviço promete trazer um marketing de massas mas (felizmente) não do género a publicidade “Anti-Google”, que é o seu maior concorrente, como fez recentemente.
A mudança para a versão final do serviço resulta de meses de trabalho da equipe englobando desde preparação de infraestrutura e servidores para afluência de novos utilizadores, tendo em conta que tem neste momento cerca de 60 milhões de pessoas usando activamente o serviço, foram levados a cabo vários acertos e afinamentos no Outlook.com para um provimento em larga escala e capacidade de suporte de centésimos de milhões de utilizadores do Hotmail que irão efectuar a migração para o serviço final Outlook.com. Mehta afirma que este serviço exigiu do sistemas muito mais do que esperado e tendo em conta que os anteriormente 60 milhões de utilizadores actuais, na sua maioria não são resultantes de migrações mas sim novos que aderiram ao serviço e ainda outros provenientes do Gmail.
Contudo, a Microsoft espera obter mais milhões de utilizadores resultante deste campanha massiva para convencer utilizadores a trocar ou migrar. Por essa razão esta a preparar se para recebe-los tendo em conta que abrange todos os utilizadores dos serviços Hotmail e utilizadores que virão de outros serviços de correio electrónico.
Para os utilizadores do Hotmail, o processo resume-se a uma simples migração. Mas a Microsoft não estará a forçar essa mudança pois isso significaria migrar cerca de 150 milhões de gigabytes de caixas de correio e esse processo não ocorre da noite para o dia. O plano é que esta seja gradual, com inicio hoje e enviado emails comunicativos e convidativos para migração mas com a prerrogativa dos utilizadores poderem fazer quando quiserem durante o período. Findo o período, os mesmos sofrerão migrações automáticas.
Para os já utilizadores como eu , que já estão a usufruir deste serviço de email, não sentirão grandes mudanças mas há promessas de novidades dentro em breve como um novo interface para calendário, integração ao Skype com chamadas de vídeo e mensagens instantâneas (chat), actualização da aplicação na plataforma Android e ainda introdução de domínios internacionais num futuro próximo, garantido que os utilizadores possam escolher os nomes que desejarem.
Se ainda não é utilizador deste serviço visite a página de adesão e desfrute do serviço. Embora pessoalmente goste do serviço para obter os utilizadores do Gmail, que é o meu principal, a Microsoft vai ter uma luta enorme pela frente graças ao sucesso do Android e a necessidade inerente de uma conta Gmail para desfrutar do mundo Android, seja como for, bem haja Microsoft.
Para já abaixo um vídeo do da campanha Outlook.com
Fonte: The Verge
0 comentários:
Enviar um comentário