quarta-feira, 6 de março de 2013

MWC 2013: Asus apresenta Fonepad



Dando seguimento ao ínicio do MWC 2013, a Asus apresentou neste evento o Fonepad e o Padfone Infinity.
Depois de conhecer o Padfone, um telemóvel de 4.3” convertível a um tablet de 10.1” o Padfone Infinity é uma evolução do mesmo. Já o Fonepad, que é o destaque, trata-se de um tablet de raiz com suporte a chamadas de voz.
Vejamos de seguida o que este tablet com o nome invertido tem a oferecer:
ASUS_Fonepad_super_wide
Com um processador  apresentado no CES 2013: Intel Atom Z2420, o Padfone é um concorrente directo do Nexus 7 (tablet da Google curiosamente fabricado pela Asus) que corre Android Jelly Bean 4.1 numa uma tela de 7”, oferece uma câmera frontal de 1.2 megapixels e uma câmera de 3 megapixels traseira.
Como mencionei anteriormente, possui suporte a chamadas de voz e dados fazendo o uso da tecnologia 3G , uma tela que oferece uma resolução de 1280×800 e uma memória RAM de 1GB.
Possui de armazenamento versões de 8GB e 16GB e mais 5gb de armazenamento na nuvem advindo de uma serie de serviços da marca (como por exemplo o Asus Over Cloud Computing) e ainda a capacidade de extensão da memoria de armazenamento com o slot para micro SD.
O tempo estimado de bateria é de 9 horas graças ao processador Atom que permite máximo de eficiência energética.
Tendo em conta que tem um processador inferior ao do Nexus 7  – que possui um Quad-core 1.2 GHz Cortex-A9 – mas que os testes preliminares demonstram que consegue responder ao utilizador similarmente ao Nexus 7. E embora desconheça o processador gráfico do Fonepad para estabelecer um comparativo e um processador gráfico  de Nvidia Tegra 3  do Nexus 7 eis a pergunta que não se quer calar:
Será que adicionando o suporte a chamadas de voz e suporte micro SD (Nexus 7 não permite expansão de armazenamento possuindo versões de 16 e 32 GB) justifica a aquisição deste tablet ao preço de 249 USD (7.484,94 Mt) frente ao preço de 199 USD (5.981,94 Mt) do Nexus? Ou seja por uma diferença de 50 USD (1.503 Mt).
Uma coisa é certa, o Fonepad oferece uma solução simples que dispensa gadgets adicionais para o utilizador final, tornando se perfeito para quem pretenda ter um dispositivo único. Já o Nexus 7 requer ter um dispositivo adicional para efectuar chamadas mas possui especificações mais robustas e garante as actualizações OTA (Over The Air) assim que a Google disponibiliza tornando lhe um Android bleeding edge.
Esperemos mais novidades da MWC 2013.

0 comentários:

Enviar um comentário